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Descrição

APOSTILA CREA MS 2025 ANALISTA DE TECNILOGIA DA INFORMAÇÃO

DESCRIÇÃO DO CONCURSO

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) divulgou a abertura das inscrições para um novo Concurso público, que tem por objetivo a contratação de profissionais de nível médio e superior, para atuarem em Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã, Chapadão do Sul, e Naviraí.

DESCRIÇÃO DO MATERIAL

Você está pronto para conquistar sua vaga no concurso público dos seus sonhos? Nossa apostila digital é o material perfeito para a contribuição de seus estudos! Desenvolvida com rigor técnico e qualidade , ela foi criada para atender às suas necessidades com base no edital oficial do concurso .

CARACTERISTICA DO MATERIAL

✅ Formato digital (PDF): Estudo de onde você estiver, pelo celular, tablet ou computador.
✅ Teórico e vitalício: Acesse o conteúdo sempre que precisar, sem prazo de validade.
✅ Atualizada: Baseada no edital de lançamento do concurso, garantindo que você esteja alinhado com o que será cobrado.
✅ Equipe especialista: Material desenvolvido por profissionais experientes em concursos públicos.
✅ Brindes exclusivos: Aproveite recursos adicionais para melhorar ainda mais sua preparação.
✅ Entrega rápida: Após a confirmação de pagamento, você receberá o link para download em até 1 dia útil .

CONTEÚDO DA APOSTILA:

📌 Conhecimentos Básicos: Tudo o que você precisa para acertar nas questões gerais.
📌 Conhecimentos Específicos: Foco total nos conteúdos mais relevantes para o concurso desejado.

IMPORTANTE:

NÃO TRABALHAMOS COM MATERIAL FÍSICO. Toda a entrega é 100% digital para sua conveniência.Garanta agora mesmo a sua apostila e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

🚀Prepare-se com qualidade. Estude com confiança.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL:

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leitura: Compreensão e interpretação de textos. 2. Sequências Textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa, injuntiva e dialogal. 3. Gêneros textuais/discursivos. 4. Coerência e coesão textuais. 5. Concordância nominal e verbal. 6. Regência nominal e verbal. 7. Classes de palavras: usos e adequações. 8. Organização sintática do período simples e do período composto. 9. Pontuação. 10. Modos básicos de citar o discurso alheio. 11. Relações semânticas entre palavras (sinonímia, antonímia, hiponímia, hiperonímia, polissemia). 12. Organização do parágrafo.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1. Função e Características dos Principais Dispositivos utilizados em um computador. 2. Conceitos básicos sobre hardware e software. 3. Dispositivo de entrada e saída de dados. 4. Noções de sistema operacional (Windows). 5. Internet: Navegação na Internet, conceitos de URL, links, sites, busca e impressão de páginas. 6. Conhecimento básico no pacote Microsoft Office. 7. Editor de texto (Microsoft Office - Word 2021): Formatação de Fonte e Parágrafo; Bordas e Sombreamento; Marcadores, Numeração e Tabulação; Cabeçalho, Rodapé e Número de Páginas; Manipulação de Imagens e Formas; Configuração de página; Tabelas. 8. Planilha eletrônica (Microsoft Office - Excel 2021): Formatação da Planilha e de Células; criar cálculos utilizando as quatro operações; formatar dados através da Formatação Condicional; representar dados através de Gráficos. Configuração de Impressoras. 9. Apresentação (Microsoft Office - PowerPoint 2021): Caixas de Texto, imagens e impressão de slides, Formas, Girando Objetos e Efeitos de Preenchimento, Organização de objetos e Plano de Fundo, Tabelas e Gráficos, Transições, Hiperlink e Inserção de Áudios. 10. Correio Eletrônico (e-mail). 11. Videoconferências Microsoft Teams e Google Meet: criação de reuniões on-line. Acesso e operações: iniciar videoconferência, gravar reunião, compartilhar tela.  

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

1. Ética e função pública. 2. Ética no Setor Público. 3. Regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades). 4. Lei n.º 8.429/1992. 4.1. Disposições gerais. 4.2 Atos de improbidade administrativa.4.3. Improbidade Administrativa: Definição, modalidades, responsabilização. 5. Lei n.º 12.846/2013 (Lei Anticorrupção).

DIREITO ADMINISTRATIVO (EXCETO PARA O CARGO PROCURADOR JURÍDICO)

1. Princípios Constitucionais do Direito Administrativo. Administração direta e indireta. Órgãos públicos. Agentes Públicos. Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação e espécies; atos discricionários evinculados do administrador público; controle jurisdicional dos atos administrativos. Poderes e deveres dos administradores públicos: uso e abuso do poder, poderes vinculados, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar, poder de polícia, deveres dos administradores públicos. Processo administrativo. 2. Regime Jurídico dos Servidores: Das Responsabilidades, Das penalidades e Do Processo Administrativo Disciplinar. 3. Serviços Públicos: Concessão e autorização dos serviços públicos. 4. Responsabilidades dos Agentes Públicos: Civil, administrativa e criminal. Contratos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações com a administração púbica; responsabilidade administrativa. Responsabilidade Extracontratual do Estado. 5. Lei n.º 14.133/2021 - Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 6. Lei n.º 9.784/1999 - Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1. Programação Orientada a Objetos: Estado, Comportamento, Herança, Abstração, Polimorfismo, Encapsulamento, Herança x Composição, Interface x Implementação, Acoplamento e Coesão. Princípios do SOLID (SRP, OCP, LSP, ISP, DIP): Princípio da Responsabilidade Única, Princípio do Aberto / Fechado, Princípio de Substituição de Liskov, Princípio da Segregação de Interfaces, Princípio da Inversão de Dependência.IoC – Injeção de Dependência: SimpleInjector. Clean Code. Design Patterns: Factory, Abstract Factory, Adapter, Facade, Visitor, Singleton. Padrões de Arquitetura: DDD: Domain, Entities, Value Objects, Repositories, Factories, Services, Modelagem, Aggregate Root, Bounded Contexts, Shared Kernel, Domain Events, Domain Notifications, Ubiquitous Language. Teste de Unidade: MSTest, XUnit, Mocks, Code Coverage. Desenvolvimento Web: HTML5; CSS3; JavaScript; JQuery; Bootstrap; AJAX; JSON; Segurança. Visual Studio IDE. Linguagem SQL. Linguagem Visual C#. Programação Orientada à Objetos em C#; Tipos anônimos, inicialização de coleções e objetos; Métodos de extensão e tipos nulos, Action, Predicate, Delegates; Visão geral do LINQ e o uso em coleções, classes, tipos de pesquisas; Como criar e usar expressões Lambda e criar consultas dinâmicas com Func<>; Inicialização de auto‐propriedades e uso de dicionários; Como remover o Using de classes estáticas e uso de nameof no operador; Uso de expression‐bodied (variável com expressão) na classe; Uso de interpolação de string, formatação e propagação de nulo; Uso de await no catch/finally, filtros de exceção. ASP.NET MVC / ASP.NET MVC Core. Arquitetura MVC; ASP.NET MVC; ASP.NET Core MVC; Estrutura de um projeto ASP.NET Core; Arquivos de configurações; Injeção de dependência; Namespaces; Gerenciamento de pacotes; Controllers; Action Results; Action Filters; Views; Razor View Engine; View de Layout; View de Erros; ViewData, ViewBag e TempData; Partial View; Models; Model State; Model Binding; Forms e HTML Helpers; Métodos e Ações; GET e POST; Razor HTML Helpers; Rotas; Routing x URL Rewriting; Definição de rotas; Routing Internals; Rotas customizadas; TagHelpers; Scaffolding; ViewModels; AutoMapper; Migrations; FluentAPI; ASP.NET Identity; ASP.NET Web API; Code First; Entity Framework / Entity Framework Core; Bundle e Minification; View Component; Projetos orientados à serviços com Web API 2; Expressões Lambda. Angular 2 e TypeScript. Angular 2, o que é o framework, cenários de uso; Como adicionar o Angular 2 em um projeto e estrutura‐lo; O que são diretivas, conceito, como e onde utilizar; Componentes do Angular 2, o que são componentes, referências e dependências, uso, reaproveitamento; Injeção de dependência, conceito, uso, entendimento e testes; Rotas, conceitos de rotas para navegação nas páginas HTML; Serviços, conceito, o que são serviços, como criar, injetar e tempo de vida Templates, como o Angular trabalha com templates de HTML e CSS; Controles de formulários com HTML 5 e CSS 3 no Angular 2 – como adicionar controles de UI, configurar propriedades, eventos, associar delegates, aplicar classes do CSS, controlar comportamento do usuário; TypeScript, conceitos, como usar, configurar o projeto, explorar a linguagem, o compilador TSC e como aplicar em um projeto; Consumir serviços, como criar componentes no Typescript para consumir e chamar serviços (Web API), trafegando JSON, autenticação nas duas pontas (cliente e servidor), aplicar o retorno JSON no HTML. Xamarin. Xamarin, pré‐ requisitos, ferramentas, plataformas iOS e Android; Padrão MVVM (Model View View Model) usado em aplicaçõesCrossPlataform, separando as camadas em funcionalidades; Tipos de controles comuns usado na UX, layouts de telas, navegação entre formulários com e sem parâmetros; Uso de notificações, banco de dados com SQL Lite; Conceito e aplicação de Binding; Como consumir os serviços REST; Preparar o pacote para instalação. Comunicação de dados: tipos e meios de transmissão, técnicas básicas de comunicação, técnicas de comutação de circuitos, pacotes e células, topologias de redes de computadores, Internet, Intranet, modelo de referência OSI e arquitetura TCP/IP. Tecnologias e protocolos de redes locais: padrões ethernet, endereçamento IP, máscara de rede, protocolos (IP, ARP, ICMP, UDP, TCP, FTP, SMTP), cabeamento estrutura do EIA/TIA 568. 2. Conhecimento Básico da Linguagem Dart: 2.1. Sintaxe do Dart: Estrutura básica, declaração de variáveis, funções e operadores. 2.2. Tipos de Dados: Tipos primitivos (int, double, String, bool), listas, mapas e outros tipos de coleção. 2.3. Null Safety: Compreensão e uso do sistema de segurança contra valores nulos do Dart. 2.4. Manipulação de Strings: Concatenação, interpolação e métodos úteis como split, replace, etc. 3. Programação Orientada a Objetos (POO): 3.1. Classes e Objetos: Declaração de classes, instância de objetos e construtores. 3.2. Herança e Polimorfismo: Uso de classes base e sobrescrita de métodos. 3.3. Encapsulamento: Uso de modificadores de acesso (public, private) com _. 3.4. Mixins e Interfaces: Implementação de mixins e interfacespara composição de comportamentos. 4. Ferramentas e Ambiente de Desenvolvimento: 4.1. Flutter: Domínio da framework Flutter. 4.2 Editor/IDE: Conhecimento em ferramentas como Visual Studio Code, Android Studio ou IntelliJ IDEA. 4.3. Pub: Gerenciamento de pacotes e dependências com pub.dev. 4.4. Debugging: Uso de ferramentas de depuração e logs para resolver problemas. 5. Conhecimento Avançado de Dart: 5.1. Assíncrono e Concurrency: Trabalhar com Future, async, await e Streams. 5.2. Generics: Uso de tipos genéricos para criar código reutilizável. 5.3. Extensões: Criação de métodos de extensão para adicionar funcionalidades a classes existentes. 5.4. Funções de Ordem Superior: Passar e retornar funções como parâmetros. 5.5. Operadores Avançados: Operadores como ??, ?., !.. e ??=. 6. Desenvolvimento com Flutter: 6.1. Widgets: Conhecimento de widgets básicos e personalizados. 6.2. Gerenciamento de Estado: Usar padrões como Provider, Riverpod, Bloc ou GetX. 6.3. Animações: Implementação de animações simples e complexas. 6.4. Integração com APIs: Comunicação com backends usando HTTP e pacotes como dio. 7. Testes: 7.1 Testes Unitários: Escrever testes com package:test. 7.2. Testes de Integração: Testar interações entre diferentes componentes. 7.3. Testes de Interface: Usar Flutter Driver ou Flutter Test para testes de UI. 8. Boas Práticas de Desenvolvimento: 8.1. Clean Code: Código limpo e legível. 8.2. Design Patterns: Aplicação de padrões como Singleton, Factory e Repository. 8.3. Manutenção de Código: Modularização e reutilização de componentes. 9. Conhecimentos Complementares: 9.1. API RESTful: Consumo de APIs externas e manipulação de dados JSON. 9.2. Versionamento: Uso do Git para controle de versão. 9.3. DevOps Básico: Automação de builds e deploys com CI/CD. 10. Legislação específica: Decreto n.º 8.539/2015 - Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.