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Descrição

APOSTILA CAESB DF 2025 ADIMISTRADOR

DESCRIÇÃO DO CONCURSO

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) anuncia a retificação de novo Concurso Público, com o objetivo de preencher 82 vagas, além de formar cadastro reserva, para profissionais de níveis médio/técnico e superior.

DESCRIÇÃO DO MATERIAL

Você está pronto para conquistar sua vaga no concurso público dos seus sonhos? Nossa apostila digital é o material perfeito para a contribuição de seus estudos! Desenvolvida com rigor técnico e qualidade , ela foi criada para atender às suas necessidades com base no edital oficial do concurso .

CARACTERISTICA DO MATERIAL

✅ Formato digital (PDF): Estudo de onde você estiver, pelo celular, tablet ou computador.
✅ Teórico e vitalício: Acesse o conteúdo sempre que precisar, sem prazo de validade.
✅ Atualizada: Baseada no edital de lançamento do concurso, garantindo que você esteja alinhado com o que será cobrado.
✅ Equipe especialista: Material desenvolvido por profissionais experientes em concursos públicos.
✅ Brindes exclusivos: Aproveite recursos adicionais para melhorar ainda mais sua preparação.
✅ Entrega rápida: Após a confirmação de pagamento, você receberá o link para download em até 1 dia útil .

CONTEÚDO DA APOSTILA:

📌 Conhecimentos Básicos: Tudo o que você precisa para acertar nas questões gerais.
📌 Conhecimentos Específicos: Foco total nos conteúdos mais relevantes para o concurso desejado.

IMPORTANTE:

NÃO TRABALHAMOS COM MATERIAL FÍSICO. Toda a entrega é 100% digital para sua conveniência.Garanta agora mesmo a sua apostila e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

🚀Prepare-se com qualidade. Estude com confiança.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL:

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento  de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.  4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos  de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática  do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos  da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de  pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo  de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação  das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações  e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 

MATEMÁTICA  E  RACIOCÍNIO  LÓGICO: 

1  Conjuntos  numéricos.  1.1  Números  inteiros,  racionais  e  reais.  2  Sistema  legal  de medidas.  3  Razões e  proporções.  3.1 Divisão  proporcional.  3.2  Regras  de  três  simples e  compostas. 3.3 Porcentagens. 4 Equações e inequações de 1º e de 2º graus. 5 Sistemas lineares. 6 Funções e  gráficos. 7 Princípios de contagem. 8 Progressões aritméticas e geométricas. 9 Compreensão de estruturas  lógicas. 10 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 11 Lógica sentencial (ou  proposicional). 11.1 Proposições simples e compostas. 11.2 Tabelas‐verdade. 11.3 Equivalências. 11.4 Leis De  Morgan. 11.5 Diagramas lógicos. 12 Lógica de primeira ordem. 13 Princípios de contagem e probabilidade.  14  Operações  com  conjuntos.  15  Raciocínio  lógico  envolvendo  problemas  aritméticos,  geométricos  e  matriciais. 

INFORMÁTICA: 

1  Conceito  de  Internet  e  intranet.  2  Conceitos  e  modos  de  utilização  de  tecnologias,  ferramentas,  aplicativos  e  procedimentos  associados  a  Internet/intranet.  2.1  Ferramentas  e  aplicativos  comerciais  de  navegação,  de  correio eletrônico,  de grupos  de  discussão,  de  busca,  de  pesquisa,  de  redes  sociais e ferramentas colaborativas. 2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 3 Identificação  e manipulação de arquivos. 4 Backup de arquivos. 5 Conceitos básicos de hardware (placa‐mãe, memórias,  processadores (CPU) e disco de armazenamento (HDs). 6 Periféricos de computadores. 7 Noções básicas de  editores de  texto e planilhas eletrônicas inclusive na modalidade em nuvem. 8 Segurança na internet. 8.1Vírus  de  computadores;  spyware;  malware;  phishing.  9  Transferência  de  arquivos  pela  Internet.  10  Computação em nuvem. 11 Ferramentas de Comunicações e reuniões On‐line. 11.1 Microsoft Teams, Google  Meet, Zoom, Skype, Google Hangout.

CÓDIGO  DE  ÉTICA  E  CONDUTA  E  INTEGRIDADE  DA  CAESB: 

1  Princípios  e  valores,  as  normas,  legislações  vigentes  e  orientações  que  devem  observadas  na  atividade  profissional  (disponível  em  https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/codigo‐conduta‐integridade.pdf). 

REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES DA CAESB:

1 Procedimentos de licitação e de contratação  de obras, serviços, compras, locações, concessões, permissões, alienações de bens, serviços de publicidade e  outros ajustes de interesse da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb (disponível  em https://s3.caesb.df.gov.br/www/prod/site1/2024/08/RILC‐Caesb‐2024‐vigente.pdf). 

LEGISLAÇÃO  DE  SANEAMENTO: 

1  Lei  nº  11.445/2007  e  suas  alterações  (Marco  Regulatório  do  setor  de  saneamento) e Lei nº 14.026/2020 (Atualização do Marco Legal do Saneamento). 2 Resolução nº 14/2011 e  suas alterações (Estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de  água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal).

CONHECIMENTOS  DO  DISTRITO  FEDERAL  E  POLÍTICA  PARA  MULHERES: 

1  Domínio  de  tópicos  atuais  e  relevantes acerca da realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito  Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) (Lei Complementar  Federal nº 94/1998 e Decreto Federal nº 7.469/2011). 2 Plano Distrital de Política para Mulheres (PDPM).   LEGISLAÇÃO:  1 Lei  nº  11.340/2006  (Lei Maria  da  Penha).  2  Lei  nº  13.303/2016  (Dispõe  sobre  o  estatuto  jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos  Estados, do Distrito Federal e dos Municípios). 3 Decreto nº 45.539/2024 (Regulamenta, no âmbito do DF, a  Lei  Federal  nº  13.303/2016,  que  dispõe  sobre  o  estatuto  jurídico  da  empresa  pública,  da  sociedade  de  economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do DF e dos Municípios).  

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS  CARGO 1  Administrador

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS: 1 Introdução à Administração de Material e  Patrimônio. 1.1 Conceituação de Material e Patrimônio. 2 O Patrimônio das empresas e órgãos públicos. 3 O  Patrimônio Imobiliário. 4 Cadastro e registro de bens imóveis (SPIU). 5 O Patrimônio Mobiliário. 6 Atividades  básicas  da  Administração  de  Material  e  Patrimônio.  7  Administração  Patrimonial:  noções  sobre  responsabilidade civil e administrativa. 8 O controle dos materiais e do patrimônio. 9 A movimentação do  patrimônio. 10 Sistema Patrimonial. 11 Previsão e Controle de Estoque: planejamento, processos e políticas  de administração de estoques; determinação de níveis de estoque; tempo de ressuprimento e estoques de  segurança; avaliação de estoques – métodos. 12 Almoxarifado. 12.1 Funções, princípios e objetivos; controle,  registro,  conservação  e  recuperação  de  material;  técnicas  de  armazenamento;  utilização  de  espaço;  segurança. 13 As compras nas Organizações. 13.1 Aquisição dos materiais e do patrimônio. Arquivamento,  recebimento, proteção, conservação e distribuição, classificação, padronização, codificação e inventário. 14  Análise do valor e Alienação. 15 Gestão, manutenção e conservação dos bens patrimoniais imóveis públicos.  ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura  organizacional,  natureza,  finalidades  e  critérios  de  departamentalização.  2  Processo  organizacional:  planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Gestão de processos. 4 Gestão da qualidade. 5  Gestão de projetos. 6 Planejamento estratégico. 7 Excelência nos serviços públicos. 8 Empreendedorismo  governamental e novas lideranças no setor público. 9 Gestão de resultados na produção de serviços públicos.  10 Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. 11 O paradigma do cliente na gestão  pública. 12 Sustentabilidade pública e acessibilidade.  PLANEJAMENTO  E  ORÇAMENTO  GOVERNAMENTAL:  1  Conceito  de  planejamento.  2  Processo  de  planejamento.  3  Princípios  essenciais  de  planejamento.  4  Funções  administrativas  e  contábeis.  5  Planejamento na administração pública. 6 Estrutura orçamentária. 6.1 Conceito. 6.2 Sistema orçamentário  brasileiro. 7 Plano plurianual. 7.1 Conceitos, objetivos, conteúdos e prazos. 8 Lei de diretrizes orçamentárias.  8.1 Conceitos, objetivos, conteúdos e prazos. 9 Lei orçamentária anual. 9.1 Conceitos, objetivos conteúdos e  prazos.  10  Princípios  orçamentários.  11  Classificação  orçamentária  da  receita  e  da  despesa.  12  Processo  orçamentário. 12.1 Ciclo orçamentário. 12.1.1 Elaboração, estudo e aprovação, execução e avaliação. 12.2  Créditos adicionais. 13 Controles na administração pública. 13.1 Conceito e objetivos. 13.2 Tipos de controles. 14  Auditoria  governamental.  14.1  Conceitos  e  objetivos.  14.2  Tipos  de  auditoria.  14.3 Normas  gerais.  15  Gestão fiscal. 15.1 Limites legais para execução da despesa. 15.2 Renúncia fiscal. 15.3 Relatório de gestão  fiscal. 15.4 Relatório resumido da execução orçamentária. 16 Gestão orçamentária financeira. 16.1 Receita  pública  orçamentária.  16.1.1  Conceito,  classificação,  estágios,  controle  de  execução  e  contabilização.  17  Receita  extraorçamentária.  17.1  Conceito  e  contabilização.  18  Despesa  orçamentária.  18.1  Conceito,  classificação, estágios, normas e controles de execução.  ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA E ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 O papel do Estado e a atuação  do governo nas finanças públicas. 1.1 Formas e dimensões da intervenção da administração na economia. 1.2  Funções do orçamento público. 2 Orçamento público. 2.1 Conceito. 2.2 Técnicas orçamentárias. 2.3 Princípios  orçamentários.  2.4  Ciclo  orçamentário.  2.5  Processo  orçamentário.  3  O  orçamento  público  no  Brasil.  3.1  Sistema  de  planejamento e  de  orçamento  federal.  3.2  Plano  plurianual.  3.3 Diretrizes  orçamentárias.  3.4  Orçamento anual. 3.5 Outros planos e programas. 3.6 Sistema e processo de orçamentação. 3.7 Classificações  orçamentárias. 3.8 Estrutura programática. 3.9 Créditos ordinários e adicionais. 4 Programação e execução  orçamentária  e  financeira.  4.1  Descentralização  orçamentária  e  financeira.  4.2  Acompanhamento  da  execução.  4.3  Sistemas  de  informações.  4.4  Alterações  orçamentárias.  5  Receita  pública.  5.1  Conceito  e  classificações. 5.2 Estágios. 5.3 Fontes. 5.4 Dívida ativa. 6 Despesa pública. 6.1 Conceito e classificações. 6.2  Estágios.  6.3  Restos  a  pagar.  6.4  Despesas  de  exercícios  anteriores.  6.5  Dívida  flutuante  e  fundada.  6.6  Suprimento de  fundos. 7 Lei  de Responsabilidade Fiscal.  7.1 Conceitos e objetivos.  7.2 Planejamento.  7.3  Receita Pública. 7.4 Despesa Pública. 7.5 Dívida e endividamento. 7.6 Transparência, controle e fiscalização.  8 Termo de execução descentralizada, convênios, termo de referência e relatório de cumprimento de objeto.  9 Tesouro Gerencial. 10 Decretos de Programação Orçamentária e Financeira (DPOF).  GESTÃO  DE  PESSOAS:  1  Conceitos,  importância,  relação  com  os  outros  sistemas  de  organização.  2  Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. 3 Função do órgão  de recursos humanos. 3.1 Atribuições básicas e objetivos. 3.2 Políticas e sistemas de informações gerenciais.  4  Comportamento  organizacional.  4.1  Relações  indivíduo/organização.  4.2  Liderança,  motivação  e  desempenho. 4.3 Qualidade de vida. 5 Competência interpessoal. 6 Gerenciamento de conflitos. 7 Gestão da  mudança. 8 Recrutamento e seleção. 8.1 Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. 8.2 Técnicas de  seleção:  vantagens,  desvantagens  e  processo  decisório.  9  Análise  e  descrição  de  cargos.  9.1  Objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 10 Gestão de desempenho. 10.1 Objetivos. 10.2 Métodos de avaliação  de desempenho: características, vantagens e desvantagens. 11 Desenvolvimento e capacitação de pessoal.  11.1 Levantamento de necessidades. 11.2 Programação, execução e avaliação. 12 Administração de cargos,  carreiras e salários. 13 Gestão por competências. 14 Lei nº 8.112/1990 (direitos, deveres e responsabilidades  dos servidores públicos civis). 15 Tendências em gestão de pessoas no setor público.