1 x de R$40,00 sem juros | Total R$40,00 | |
2 x de R$21,85 | Total R$43,70 | |
3 x de R$14,78 | Total R$44,34 | |
4 x de R$11,20 | Total R$44,80 | |
5 x de R$9,01 | Total R$45,03 | |
6 x de R$7,54 | Total R$45,27 | |
7 x de R$6,48 | Total R$45,36 | |
8 x de R$5,70 | Total R$45,59 | |
9 x de R$5,10 | Total R$45,88 | |
10 x de R$4,60 | Total R$46,04 | |
11 x de R$4,21 | Total R$46,26 | |
12 x de R$3,87 | Total R$46,42 |
Em Minas Gerais, a Prefeitura de Maripá de Minas divulgou a abertura de um Concurso Público, que tem como objetivo preencher 16 vagas com profissionais que sejam alfabetizados ou tenham níveis médio e superior completo, em regime jurídico estatutário.
Você está pronto para conquistar sua vaga no concurso público dos seus sonhos? Nossa apostila digital é o material perfeito para a contribuição de seus estudos! Desenvolvida com rigor técnico e qualidade , ela foi criada para atender às suas necessidades com base no edital oficial do concurso .
✅ Formato digital (PDF): Estudo de onde você estiver, pelo celular, tablet ou computador.
✅ Teórico e vitalício: Acesse o conteúdo sempre que precisar, sem prazo de validade.
✅ Atualizada: Baseada no edital de lançamento do concurso, garantindo que você esteja alinhado com o que será cobrado.
✅ Equipe especialista: Material desenvolvido por profissionais experientes em concursos públicos.
✅ Brindes exclusivos: Aproveite recursos adicionais para melhorar ainda mais sua preparação.
✅ Entrega rápida: Após a confirmação de pagamento, você receberá o link para download em até 1 dia útil .
📌 Conhecimentos Básicos: Tudo o que você precisa para acertar nas questões gerais.
📌 Conhecimentos Específicos: Foco total nos conteúdos mais relevantes para o concurso desejado.
⚠NÃO TRABALHAMOS COM MATERIAL FÍSICO. Toda a entrega é 100% digital para sua conveniência.Garanta agora mesmo a sua apostila e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!
🚀Prepare-se com qualidade. Estude com confiança.
I – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Diretrizes Legais e Curriculares (Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Competências gerais e específicas relacionadas à área de Arte para o Ensino Fundamental; Objetivos de aprendizagem por etapas (anos iniciais e finais)); Legislação Educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei nº 9.394/1996) e atualizações; Direitos à educação artística e a obrigatoriedade da disciplina no currículo escolar); Políticas Culturais e Educacionais (Diretrizes nacionais para educação inclusiva e multicultural no ensino da arte)); Fundamentos do Ensino da Arte (História do Ensino da Arte no Brasil (Perspectivas históricas, evolução e tendências contemporâneas); Abordagens Pedagógicas em Arte (Abordagem triangular (apreciação, criação e contextualização); Métodos ativos e interdisciplinaridade no ensino da arte); Planejamento e Avaliação (Elaboração de planos de ensino com foco na progressão de competências e habilidades; Critérios e instrumentos de avaliação no ensino de arte)); Linguagens Artísticas no Ensino Fundamental (Artes Visuais (História da arte, movimentos artísticos e análise de obras; Elementos básicos das artes visuais (linha, forma, cor, textura, composição); Experimentação e criação com diferentes materiais e técnicas); Música (Percepção sonora, elementos musicais (ritmo, melodia, harmonia); História da música no Brasil e no mundo: tradições, gêneros e estilos; Práticas musicais no contexto escolar: canto, percussão e improvisação); Teatro (Elementos básicos das artes cênicas (texto, corpo, espaço, público); Jogos teatrais, improvisação e dramaturgia escolar; História do teatro no Brasil e no mundo); Dança (Princípios do movimento e a dança como linguagem artística; História da dança no Brasil e no mundo; Criação e experimentação de coreografias no contexto escolar); Audiovisual e Novas Mídias (Cinema, fotografia, animação e games: possibilidades pedagógicas; Uso de tecnologias digitais no ensino da arte)); Arte e Sociedade (Arte e Cidadania (A arte como instrumento de formação crítica e promoção da cidadania; Valorização da diversidade cultural e artística brasileira (Arte indígena e afro-brasileira; Patrimônio cultural material e imaterial)); Arte e Inclusão (Estratégias para incluir estudantes com deficiência nas práticas artísticas; Arte como ferramenta para o respeito às diferenças e à diversidade)); História e Teoria da Arte (História da Arte no Mundo e no Brasil (Períodos e movimentos artísticos (clássico, renascentista, modernista, contemporâneo); Influências e contribuições da arte brasileira no cenário global); Fundamentos Estéticos (Estética e fruição (interpretação e apreciação de obras artísticas); Relações entre arte, cultura e sociedade)); Tecnologias Aplicadas ao Ensino da Arte (Novas Mídias e Tecnologias (Ferramentas digitais para produção artística e ensino híbrido; Softwares e plataformas educacionais para artes visuais, música e audiovisual; Estratégias para integrar mídias digitais ao planejamento pedagógico).
II – LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e compreensão de textos narrativos, descritivos e dissertativos; Elementos gerais do texto: título, tema, ideia principal, ideias secundárias, vocabulário, parágrafos e versos; Elementos do texto narrativo: narrador, personagens, ação, tempo, espaço e foco narrativo; Elementos do texto descritivo: seres, objetos, fatos e fenômenos; Elementos do texto dissertativo: ponto-de-vista, argumentação e relações de sentido; Gêneros textuais e funções comunicativas: textos técnicos, científicos, didáticos, publicitários e literários; Estudo de palavras: ortografia e acentuação gráfica; Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, sentido literal e sentido figurado; Emprego dos sinais de pontuação; Aspectos, recursos e elementos de coesão e coerência textuais; Morfologia: identificação, classificação e emprego de substantivos, adjetivos, artigos, verbos, pronomes, numerais, conjunções, preposições, advérbios e interjeições; Ordem direta e ordem inversa de sentenças; Relações lógico-semânticas entre orações; Sintaxe: identificação, classificação e emprego dos termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; Identificação, classificação e emprego de orações coordenadas e subordinadas (adverbiais, substantivas e adjetivas); Orações intercaladas; Períodos simples, compostos e mistos; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Ocorrências de crase; Colocação pronominal; Aspectos estilísticos e semânticos relacionados à estruturação de sentenças.
III – RACIOCÍNIO LÓGICO
Processos que envolvem raciocínio concreto e abstrato aplicados em situações-problema da realidade; Resolução de problemas lógicos que envolvem letras, números e representações simbólicas; Análise de elementos em figuras planas e espaciais; Procedimentos que envolvem memória, percepção, atenção e concentração; Análise e interpretação de figuras, desenhos e sequências lógicas; Raciocínio lógico-quantitativo; Relações lógicas expressas por conectivos; Tautologias, contradições, implicações, equivalências, afirmações, negações e silogismo; Validade e relação de argumentos; Análise combinatória e probabilidade.