1 x de R$40,00 sem juros | Total R$40,00 | |
2 x de R$21,85 | Total R$43,70 | |
3 x de R$14,78 | Total R$44,34 | |
4 x de R$11,20 | Total R$44,80 | |
5 x de R$9,01 | Total R$45,03 | |
6 x de R$7,54 | Total R$45,27 | |
7 x de R$6,48 | Total R$45,36 | |
8 x de R$5,70 | Total R$45,59 | |
9 x de R$5,10 | Total R$45,88 | |
10 x de R$4,60 | Total R$46,04 | |
11 x de R$4,21 | Total R$46,26 | |
12 x de R$3,87 | Total R$46,42 |
Em Minas Gerais, a Prefeitura de Maripá de Minas divulgou a abertura de um Concurso Público, que tem como objetivo preencher 16 vagas com profissionais que sejam alfabetizados ou tenham níveis médio e superior completo, em regime jurídico estatutário.
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I – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Legislação e Fundamentos da Educação (Constituição Federal de 1988 (Artigos 205 ao 214 (Educação como direito social e papéis do Estado, da família e da sociedade)); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN – Lei nº 9.394/1996 (Estrutura e organização da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA); Plano Nacional de Educação – PNE – Lei nº 13.005/2014 (Diretrizes, metas e estratégias para a educação básica e a EJA); Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – Lei nº 8.069/1990 (Direitos educacionais e proteção integral à criança e ao adolescente); Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13.146/2015 (Políticas de acessibilidade e inclusão educacional); Legislação sobre diversidade cultural (Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008 (Inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar))); Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Educação Infantil (Campos de experiência (Interações, brincadeiras e direitos de aprendizagem); Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Competências gerais e componentes curriculares específicos (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte, Educação Física)); Educação de Jovens e Adultos – EJA (Adaptação das competências gerais para a realidade sociocultural dos alunos)); Currículo Referência de Minas Gerais (Estrutura e Princípios (Contextualização das diretrizes regionais com a BNCC; Especificidades regionais no atendimento à Educação Infantil; Valorização da cultura e da diversidade local no planejamento pedagógico)); Avaliação Educacional (Avaliação na Educação Infantil (Concepções de avaliação (Diagnóstica e formativa); Instrumentos avaliativos (Observações, registros pedagógicos e portfólios); Estratégias de feedback (Comunicação com famílias sobre o desenvolvimento infantil)); Avaliação na EJA (Avaliação diagnóstica e formativa como instrumentos de acompanhamento; Adequação dos instrumentos avaliativos às trajetórias e experiências dos alunos); Psicologia e Desenvolvimento (Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem (Jean Piaget (Estágios cognitivos); Lev Vygotsky (Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal); Henri Wallon (Relação entre emoção, motricidade e cognição); Howard Gardner (Inteligências Múltiplas)); Desenvolvimento humano (Aspectos cognitivos, emocionais e sociais nas diferentes fases da vida)); Teorias Pedagógicas e Práticas de Ensino (Fundamentos Teóricos e Aplicação Prática (Sociointeracionismo e construtivismo na primeira infância); Teóricos da Educação e suas Principais Obras (Jean Piaget (A Psicologia da Criança); Lev Vygotsky (Pensamento e Linguagem); Maria Montessori (A Descoberta da Criança); Howard Gardner (Inteligências Múltiplas ao Redor do Mundo)); Práticas Pedagógicas (Brincadeiras dirigidas e espontâneas na Educação Infantil; Interdisciplinaridade, contextualização e metodologias ativas no Ensino Fundamental e EJA)); Alfabetização e Letramento (Educação Infantil e Anos Iniciais (Métodos de alfabetização (fônico, silábico, global e construtivista); Desenvolvimento da consciência fonológica e habilidades de leitura e escrita); EJA (Métodos de alfabetização voltados ao letramento funcional; Valorização das experiências de vida dos educandos no processo de ensino-aprendizagem); Educação Inclusiva e Diversidade (Inclusão Escolar (Práticas pedagógicas adaptadas para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades); Diversidade Cultural (Estratégias pedagógicas para valorizar a história e cultura afro-brasileira, africana e indígena)); Metodologias e Estratégias de Ensino (Educação Infantil (Brincadeiras e resolução de problemas; Desenvolvimento da empatia e habilidades sociais (educação socioemocional); Uso de ferramentas digitais apropriadas para a Educação Infantil); Ensino Fundamental e EJA (Metodologias ativas (projetos interdisciplinares, aprendizagem baseada em problemas); Integração de tecnologias no processo pedagógico)); Políticas Públicas na Educação (Educação Infantil e Fundamental (Programas governamentais de acesso e permanência; Articulação entre políticas públicas e os princípios da BNCC); EJA (Programas de redução do analfabetismo; Políticas de acesso e permanência no ensino de jovens e adultos)); Gestão da Sala de Aula (Dinâmica eOrganização (Planejamento do ambiente de aprendizagem para promover a participação ativa; Estratégias para mediação de conflitos e fortalecimento do vínculo professor-aluno); Relacionamento Escola-Comunidade (Interação entre professores, famílias e comunidade escolar)); Nota: É fundamental que os candidatos estudem as legislações mencionadas considerando suas alterações e atualizações até a data atual. As leis educacionais no Brasil passam por revisões periódicas para se adequarem às novas diretrizes e necessidades da sociedade. Portanto, ao preparar-se para concursos públicos, é imprescindível consultar as versões mais recentes dos textos legais, disponíveis nos sites oficiais do governo, como o Portal da Legislação do Planalto.
II – LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura e compreensão de textos narrativos, descritivos e dissertativos; Elementos gerais do texto: título, tema, ideia principal, ideias secundárias, vocabulário, parágrafos e versos; Elementos do texto narrativo: narrador, personagens, ação, tempo, espaço e foco narrativo; Elementos do texto descritivo: seres, objetos, fatos e fenômenos; Elementos do texto dissertativo: ponto-de-vista, argumentação e relações de sentido; Gêneros textuais e funções comunicativas: textos técnicos, científicos, didáticos, publicitários e literários; Estudo de palavras: ortografia e acentuação gráfica; Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, sentido literal e sentido figurado; Emprego dos sinais de pontuação; Aspectos, recursos e elementos de coesão e coerência textuais; Morfologia: identificação, classificação e emprego de substantivos, adjetivos, artigos, verbos, pronomes, numerais, conjunções, preposições, advérbios e interjeições; Ordem direta e ordem inversa de sentenças; Relações lógico-semânticas entre orações; Sintaxe: identificação, classificação e emprego dos termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; Identificação, classificação e emprego de orações coordenadas e subordinadas (adverbiais, substantivas e adjetivas); Orações intercaladas; Períodos simples, compostos e mistos; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Ocorrências de crase; Colocação pronominal; Aspectos estilísticos e semânticos relacionados à estruturação de sentenças.
III – RACIOCÍNIO LÓGICO
Processos que envolvem raciocínio concreto e abstrato aplicados em situações-problema da realidade; Resolução de problemas lógicos que envolvem letras, números e representações simbólicas; Análise de elementos em figuras planas e espaciais; Procedimentos que envolvem memória, percepção, atenção e concentração; Análise e interpretação de figuras, desenhos e sequências lógicas; Raciocínio lógico-quantitativo; Relações lógicas expressas por conectivos; Tautologias, contradições, implicações, equivalências, afirmações, negações e silogismo; Validade e relação de argumentos; Análise combinatória e probabilidade.