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Descrição

APOSTILA CAESB DF 2025 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

DESCRIÇÃO DO CONCURSO

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) anuncia a retificação de novo Concurso Público, com o objetivo de preencher 82 vagas, além de formar cadastro reserva, para profissionais de níveis médio/técnico e superior.

DESCRIÇÃO DO MATERIAL

Você está pronto para conquistar sua vaga no concurso público dos seus sonhos? Nossa apostila digital é o material perfeito para a contribuição de seus estudos! Desenvolvida com rigor técnico e qualidade , ela foi criada para atender às suas necessidades com base no edital oficial do concurso .

CARACTERISTICA DO MATERIAL

✅ Formato digital (PDF): Estudo de onde você estiver, pelo celular, tablet ou computador.
✅ Teórico e vitalício: Acesse o conteúdo sempre que precisar, sem prazo de validade.
✅ Atualizada: Baseada no edital de lançamento do concurso, garantindo que você esteja alinhado com o que será cobrado.
✅ Equipe especialista: Material desenvolvido por profissionais experientes em concursos públicos.
✅ Brindes exclusivos: Aproveite recursos adicionais para melhorar ainda mais sua preparação.
✅ Entrega rápida: Após a confirmação de pagamento, você receberá o link para download em até 1 dia útil .

CONTEÚDO DA APOSTILA:

📌 Conhecimentos Básicos: Tudo o que você precisa para acertar nas questões gerais.
📌 Conhecimentos Específicos: Foco total nos conteúdos mais relevantes para o concurso desejado.

IMPORTANTE:

NÃO TRABALHAMOS COM MATERIAL FÍSICO. Toda a entrega é 100% digital para sua conveniência.Garanta agora mesmo a sua apostila e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

🚀Prepare-se com qualidade. Estude com confiança.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL:

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento  de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.  4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos  de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática  do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos  da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de  pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo  de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação  das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações  e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 

MATEMÁTICA  E  RACIOCÍNIO  LÓGICO: 

1  Conjuntos  numéricos.  1.1  Números  inteiros,  racionais  e  reais.  2  Sistema  legal  de medidas.  3  Razões e  proporções.  3.1 Divisão  proporcional.  3.2  Regras  de  três  simples e  compostas. 3.3 Porcentagens. 4 Equações e inequações de 1º e de 2º graus. 5 Sistemas lineares. 6 Funções e  gráficos. 7 Princípios de contagem. 8 Progressões aritméticas e geométricas. 9 Compreensão de estruturas  lógicas. 10 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 11 Lógica sentencial (ou  proposicional). 11.1 Proposições simples e compostas. 11.2 Tabelas‐verdade. 11.3 Equivalências. 11.4 Leis De  Morgan. 11.5 Diagramas lógicos. 12 Lógica de primeira ordem. 13 Princípios de contagem e probabilidade.  14  Operações  com  conjuntos.  15  Raciocínio  lógico  envolvendo  problemas  aritméticos,  geométricos  e  matriciais. 

INFORMÁTICA: 

1  Conceito  de  Internet  e  intranet.  2  Conceitos  e  modos  de  utilização  de  tecnologias,  ferramentas,  aplicativos  e  procedimentos  associados  a  Internet/intranet.  2.1  Ferramentas  e  aplicativos  comerciais  de  navegação,  de  correio eletrônico,  de grupos  de  discussão,  de  busca,  de  pesquisa,  de  redes  sociais e ferramentas colaborativas. 2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 3 Identificação  e manipulação de arquivos. 4 Backup de arquivos. 5 Conceitos básicos de hardware (placa‐mãe, memórias,  processadores (CPU) e disco de armazenamento (HDs). 6 Periféricos de computadores. 7 Noções básicas de  editores de  texto e planilhas eletrônicas inclusive na modalidade em nuvem. 8 Segurança na internet. 8.1Vírus  de  computadores;  spyware;  malware;  phishing.  9  Transferência  de  arquivos  pela  Internet.  10  Computação em nuvem. 11 Ferramentas de Comunicações e reuniões On‐line. 11.1 Microsoft Teams, Google  Meet, Zoom, Skype, Google Hangout.

CÓDIGO  DE  ÉTICA  E  CONDUTA  E  INTEGRIDADE  DA  CAESB: 

1  Princípios  e  valores,  as  normas,  legislações  vigentes  e  orientações  que  devem  observadas  na  atividade  profissional  (disponível  em  https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/codigo‐conduta‐integridade.pdf). 

REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES DA CAESB:

1 Procedimentos de licitação e de contratação  de obras, serviços, compras, locações, concessões, permissões, alienações de bens, serviços de publicidade e  outros ajustes de interesse da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb (disponível  em https://s3.caesb.df.gov.br/www/prod/site1/2024/08/RILC‐Caesb‐2024‐vigente.pdf). 

LEGISLAÇÃO  DE  SANEAMENTO: 

1  Lei  nº  11.445/2007  e  suas  alterações  (Marco  Regulatório  do  setor  de  saneamento) e Lei nº 14.026/2020 (Atualização do Marco Legal do Saneamento). 2 Resolução nº 14/2011 e  suas alterações (Estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de  água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal).

CONHECIMENTOS  DO  DISTRITO  FEDERAL  E  POLÍTICA  PARA  MULHERES: 

1  Domínio  de  tópicos  atuais  e  relevantes acerca da realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito  Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) (Lei Complementar  Federal nº 94/1998 e Decreto Federal nº 7.469/2011). 2 Plano Distrital de Política para Mulheres (PDPM).   LEGISLAÇÃO:  1 Lei  nº  11.340/2006  (Lei Maria  da  Penha).  2  Lei  nº  13.303/2016  (Dispõe  sobre  o  estatuto  jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos  Estados, do Distrito Federal e dos Municípios). 3 Decreto nº 45.539/2024 (Regulamenta, no âmbito do DF, a  Lei  Federal  nº  13.303/2016,  que  dispõe  sobre  o  estatuto  jurídico  da  empresa  pública,  da  sociedade  de  economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do DF e dos Municípios).  

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS  CARGO 1  :ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 

NOÇÕES  DE  ADMINISTRAÇÃO  PÚBLICA:  1  Legislação  administrativa.  1.1  Administração  direta,  indireta  e  fundacional. 1.2 Atos administrativos. 1.3 Requisição. 2 Gestão por competências. 3 Tendências em gestão  de pessoas no setor público. 4 Licitação pública. 4.1 Modalidades, dispensa e inexigibilidade. 4.2 Pregão. 4.3  Contratos  e  compras.  4.4  Convênios  e  termos  similares.  4.5  Lei  nº  13.303/2016  .  4.6  Sistema  de  Cadastramento Unificado de Fornecedores  (SICAF).  4.7 Cadastro Informativo  de créditos não quitados do  setor público federal (CADIN).  NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA: 1 Arquivologia. 1.1 Princípios e conceitos. 2 Legislação e normas arquivísticas.  3 Gestão de documentos. 3.1 Política de Gestão de Documentos. 3.2 As fases de gestão de documentos 3.3  Instrumentos  de  gestão  de  documentos.  Plano  de  classificação  e  tabela  de  temporalidade.  4  Sistemas  informatizados de gestão de documentos. 5 Preservação digital. 6 O acesso à informação e a proteção de  dados pessoais no Brasil. Lei de acesso à informação (Lei 12.527, de 2011), Lei Geral de Proteção de Dados  Pessoais (LGPD – Lei 13.719, de 2018).  NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS: 1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização.  2 Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. 3 Função do órgão  de recursos humanos. 3.1 Atribuições básicas e objetivos. 3.2 Políticas e sistemas de informações gerenciais.  4  Comportamento  organizacional.  4.1  Relações  indivíduo/organização.  4.2  Liderança,  motivação  e  desempenho. 4.3 Qualidade de vida. 5 Competência interpessoal. 6 Gerenciamento de conflitos. 7 Gestão da  mudança. 8 Recrutamento e seleção. 8.1 Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. 8.2 Técnicas de  seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório. 9 Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos,  vantagens  e  desvantagens.  10  Gestão  de  desempenho.  10.1  Objetivos.  10.2  Métodos  de  avaliação  de  desempenho: características, vantagens e desvantagens. 11 Desenvolvimento e capacitação de pessoal. 11.1  Levantamento  de  necessidades.  11.2  Programação,  execução  e  avaliação.  12  Administração  de  cargos,  carreiras e salários. 13 Gestão por competências. 14 Tendências em gestão de pessoas no setor público.  NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS: 1 Logística. 1.1 Atividades primárias e de apoio. 1.2  Logística  como  vantagem  competitiva.  1.2.1  Supply  Chain  Management  (SCM),  —Gestão  da  Cadeia  de  Suprimentro,  Customer  Relationship  Management  (CRM)  —  Gestão  de  Relacionamento  com  o  Cliente, Efficient Consumer Response  (ECR) — Resposta Eficiente ao Consumidor.  2 Classificação de materiais.  2.1  Atributos e etapas. 2.2 Critérios para classificação de materiais. 2.3 Metodologia de classificação XYZ e cálculo  da curva ABC. 3 Estoques. 3.1 Políticas de estoques. 3.2 Tipos de estoques 3.3 Sistema de planejamento de  estoques 3.4 Previsão de estoques 3.5 Avaliação dos níveis de estoque. 4 Suprimentos. 4.1 Compras. 4.1.1  Funções e objetivos. 4.2 Estrutura Organizacional de compras. 4.3 Fornecedores. 5 Compras no setor Público.  5.1  Processo  licitatório.  5.2  Edital.  6  Recebimento  e  armazenagem.  6.1  Objetivos  da  armazenagem.  6.2  Critérios e  técnicas  de  armazenagem.  6.3  Arranjo  físico  (leiaute).  6.4  Distribuição  interna  de materiais.  7  Gestão patrimonial. 7.1 Incorporação e tombamento de bens. 7.2 Inventário de bens. 7.3 Depreciação. 7.4  Alienação e baixa de bens.  REDAÇÃO OFICIAL: 1 Conceituação. 2 Objetivos. 3 Características textuais. 4 Adequação linguística. 5 Tipos  de documentos oficiais. 6 Redação de expediente (conforme Manual da Presidência da República).