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Descrição

APOSTILA CAESB DF 2025 PEDAGOGO

DESCRIÇÃO DO CONCURSO

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) anuncia a retificação de novo Concurso Público, com o objetivo de preencher 82 vagas, além de formar cadastro reserva, para profissionais de níveis médio/técnico e superior.

DESCRIÇÃO DO MATERIAL

Você está pronto para conquistar sua vaga no concurso público dos seus sonhos? Nossa apostila digital é o material perfeito para a contribuição de seus estudos! Desenvolvida com rigor técnico e qualidade , ela foi criada para atender às suas necessidades com base no edital oficial do concurso .

CARACTERISTICA DO MATERIAL

✅ Formato digital (PDF): Estudo de onde você estiver, pelo celular, tablet ou computador.
✅ Teórico e vitalício: Acesse o conteúdo sempre que precisar, sem prazo de validade.
✅ Atualizada: Baseada no edital de lançamento do concurso, garantindo que você esteja alinhado com o que será cobrado.
✅ Equipe especialista: Material desenvolvido por profissionais experientes em concursos públicos.
✅ Brindes exclusivos: Aproveite recursos adicionais para melhorar ainda mais sua preparação.
✅ Entrega rápida: Após a confirmação de pagamento, você receberá o link para download em até 1 dia útil .

CONTEÚDO DA APOSTILA:

📌 Conhecimentos Básicos: Tudo o que você precisa para acertar nas questões gerais.
📌 Conhecimentos Específicos: Foco total nos conteúdos mais relevantes para o concurso desejado.

IMPORTANTE:

NÃO TRABALHAMOS COM MATERIAL FÍSICO. Toda a entrega é 100% digital para sua conveniência.Garanta agora mesmo a sua apostila e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

🚀Prepare-se com qualidade. Estude com confiança.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL:

LÍNGUA PORTUGUESA:

1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento  de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual.  4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos  de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática  do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos  da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de  pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo  de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação  das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações  e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 

MATEMÁTICA  E  RACIOCÍNIO  LÓGICO: 

1  Conjuntos  numéricos.  1.1  Números  inteiros,  racionais  e  reais.  2  Sistema  legal  de medidas.  3  Razões e  proporções.  3.1 Divisão  proporcional.  3.2  Regras  de  três  simples e  compostas. 3.3 Porcentagens. 4 Equações e inequações de 1º e de 2º graus. 5 Sistemas lineares. 6 Funções e  gráficos. 7 Princípios de contagem. 8 Progressões aritméticas e geométricas. 9 Compreensão de estruturas  lógicas. 10 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 11 Lógica sentencial (ou  proposicional). 11.1 Proposições simples e compostas. 11.2 Tabelas‐verdade. 11.3 Equivalências. 11.4 Leis De  Morgan. 11.5 Diagramas lógicos. 12 Lógica de primeira ordem. 13 Princípios de contagem e probabilidade.  14  Operações  com  conjuntos.  15  Raciocínio  lógico  envolvendo  problemas  aritméticos,  geométricos  e  matriciais. 

INFORMÁTICA: 

1  Conceito  de  Internet  e  intranet.  2  Conceitos  e  modos  de  utilização  de  tecnologias,  ferramentas,  aplicativos  e  procedimentos  associados  a  Internet/intranet.  2.1  Ferramentas  e  aplicativos  comerciais  de  navegação,  de  correio eletrônico,  de grupos  de  discussão,  de  busca,  de  pesquisa,  de  redes  sociais e ferramentas colaborativas. 2.2 Noções de sistema operacional (ambiente Windows). 3 Identificação  e manipulação de arquivos. 4 Backup de arquivos. 5 Conceitos básicos de hardware (placa‐mãe, memórias,  processadores (CPU) e disco de armazenamento (HDs). 6 Periféricos de computadores. 7 Noções básicas de  editores de  texto e planilhas eletrônicas inclusive na modalidade em nuvem. 8 Segurança na internet. 8.1Vírus  de  computadores;  spyware;  malware;  phishing.  9  Transferência  de  arquivos  pela  Internet.  10  Computação em nuvem. 11 Ferramentas de Comunicações e reuniões On‐line. 11.1 Microsoft Teams, Google  Meet, Zoom, Skype, Google Hangout.

CÓDIGO  DE  ÉTICA  E  CONDUTA  E  INTEGRIDADE  DA  CAESB: 

1  Princípios  e  valores,  as  normas,  legislações  vigentes  e  orientações  que  devem  observadas  na  atividade  profissional  (disponível  em  https://www.caesb.df.gov.br/images/arquivos_pdf/codigo‐conduta‐integridade.pdf). 

REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES DA CAESB:

1 Procedimentos de licitação e de contratação  de obras, serviços, compras, locações, concessões, permissões, alienações de bens, serviços de publicidade e  outros ajustes de interesse da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – Caesb (disponível  em https://s3.caesb.df.gov.br/www/prod/site1/2024/08/RILC‐Caesb‐2024‐vigente.pdf). 

LEGISLAÇÃO  DE  SANEAMENTO: 

1  Lei  nº  11.445/2007  e  suas  alterações  (Marco  Regulatório  do  setor  de  saneamento) e Lei nº 14.026/2020 (Atualização do Marco Legal do Saneamento). 2 Resolução nº 14/2011 e  suas alterações (Estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de  água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal).

CONHECIMENTOS  DO  DISTRITO  FEDERAL  E  POLÍTICA  PARA  MULHERES: 

1  Domínio  de  tópicos  atuais  e  relevantes acerca da realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito  Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) (Lei Complementar  Federal nº 94/1998 e Decreto Federal nº 7.469/2011). 2 Plano Distrital de Política para Mulheres (PDPM).   LEGISLAÇÃO:  1 Lei  nº  11.340/2006  (Lei Maria  da  Penha).  2  Lei  nº  13.303/2016  (Dispõe  sobre  o  estatuto  jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos  Estados, do Distrito Federal e dos Municípios). 3 Decreto nº 45.539/2024 (Regulamenta, no âmbito do DF, a  Lei  Federal  nº  13.303/2016,  que  dispõe  sobre  o  estatuto  jurídico  da  empresa  pública,  da  sociedade  de  economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do DF e dos Municípios).  

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS  CARGO 1   PEDAGOGO 

PEDAGOGIA: 1 Fundamentos da educação. 1.1 Relação educação e sociedade. 1.1.1 Dimensões  filosófica,  sociocultural e pedagógica. 1.2 Bases legais da educação nacional. 1.2.1 Constituição da República, LDB (Lei  nº  9.394/1996)  e  Parâmetros  Curriculares  Nacionais.  1.3  Desenvolvimento  histórico  das  concepções  pedagógicas. 1.4 Legislação aplicada à educação a distância. 2 A  supervisão. 2.1 Concepção e prática. 2.2  Liderança  e  relações  humanas  no  trabalho.  2.2.1  Tipos  de  liderança,  mecanismos  de  participação.  2.2.2  Normas  e  formas  organizativas  facilitadoras  da  integração  grupal.  2.3  Pesquisa  participante  como  instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e aprender. 3 Papel político pedagógico e organicidade  do ensinar, aprender e pesquisar. 3.1 Processo de planejamento. 3.1.1 Concepção, importância, dimensões  e  níveis.  3.2  Projeto  político‐pedagógico  no  ambiente  organizacional.  3.2.1  Concepção,  princípios e eixos  norteadores.  3.2.2  Gestão  educacional  decorrente  da  concepção  do  projeto  político‐pedagógico.  3.3  Planejamento participativo. 3.3.1 Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. 3.4 Comunicação e  interação  grupal  no  processo  de  planejamento.  3.4.1  Constituição  de  equipes,  encontros  e  avaliações  sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de  critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais. 3.5 A avaliação na perspectiva da  construção  do  conhecimento.  3.6  Desenvolvimento  de  competências.  3.6.1  Conhecimentos,  habilidades,  atitudes.  4  Currículo  e  construção  do  conhecimento.  5  Processo  de  ensino‐aprendizagem.  5.1  Relaçãoprofessor/aluno.  5.2  Bases  psicológicas  da  aprendizagem.  5.3  Educação  de  adultos.  5.4  Planejamento  de  ensino em seus elementos constitutivos. 5.4.1 Objetivos e conteúdos de ensino. 5.4.2 Métodos e técnicas.  5.4.3  Novas  tecnologias  aplicadas  à  educação  e  plataformas  de  aprendizagem  virtuais  e  avaliação  educacional.  5.5 Metodologia  de  projetos  presenciais e a  distância.  5.5.1 Um  caminho entre a  teoria e a  prática. 5.5.2 Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. 6 A ação pedagógica e o trabalho com  projetos. 7 Ética e trabalho 7.1 Dilemas éticos da profissão. 8 Atuação do pedagogo no âmbito judicial. 9 A  criança e o adolescente. 9.1 Desenvolvimento emocional e social. 9.2 Lei nº 8.069/1990 e suas alterações  (Estatuto da Criança e do Adolescente). 10 Política Nacional de Educação Ambiental  (Lei nº 9.795/1999 e  Decreto  n°  4.281/2002).  11  Programa  Nacional  de  Educação  Ambiental.  12  Lei  nº  9.394/1996  (LDB).  13  Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). 14 Agenda Ambiental Urbana.