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Descrição

APOSTILA PEFEITURA DE MARIPÁ DE MINAS MG 2025 PROFESSOR DE HISTORIA

DESCRIÇÃO DO CONCURSO

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Maripá de Minas divulgou a abertura de um Concurso Público, que tem como objetivo preencher 16 vagas com profissionais que sejam alfabetizados ou tenham níveis médio e superior completo, em regime jurídico estatutário.

DESCRIÇÃO DO MATERIAL

Você está pronto para conquistar sua vaga no concurso público dos seus sonhos? Nossa apostila digital é o material perfeito para a contribuição de seus estudos! Desenvolvida com rigor técnico e qualidade , ela foi criada para atender às suas necessidades com base no edital oficial do concurso .

CARACTERISTICA DO MATERIAL

✅ Formato digital (PDF): Estudo de onde você estiver, pelo celular, tablet ou computador.
✅ Teórico e vitalício: Acesse o conteúdo sempre que precisar, sem prazo de validade.
✅ Atualizada: Baseada no edital de lançamento do concurso, garantindo que você esteja alinhado com o que será cobrado.
✅ Equipe especialista: Material desenvolvido por profissionais experientes em concursos públicos.
✅ Brindes exclusivos: Aproveite recursos adicionais para melhorar ainda mais sua preparação.
✅ Entrega rápida: Após a confirmação de pagamento, você receberá o link para download em até 1 dia útil .

CONTEÚDO DA APOSTILA:

📌 Conhecimentos Básicos: Tudo o que você precisa para acertar nas questões gerais.
📌 Conhecimentos Específicos: Foco total nos conteúdos mais relevantes para o concurso desejado.

IMPORTANTE:

NÃO TRABALHAMOS COM MATERIAL FÍSICO. Toda a entrega é 100% digital para sua conveniência.Garanta agora mesmo a sua apostila e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

🚀Prepare-se com qualidade. Estude com confiança.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL:

I – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Fundamentos da História (História como ciência (Natureza e importância do conhecimento histórico; Relações entre memória, identidade e história; Construção e análise de narrativas históricas: fontes primárias e secundárias); Historiografia (Principais correntes historiográficas (positivismo, marxismo, Escola dos Annales, Nova História); Desenvolvimento do pensamento histórico e suas transformações ao longo do tempo)); História Geral (Idade Antiga (Civilizações mesopotâmica e egípcia (estrutura política, social e cultural); Grécia antiga (democracia ateniense, cultura e filosofia); Roma antiga (república, império e legado político e jurídico)); Idade Média (Feudalismo (economia, sociedade e cultura); Islamismo medieval e expansão islâmica; Renascimento comercial e urbano); Idade Moderna (Renascimento cultural e científico; Expansão marítima e comercial europeia; Absolutismo e revoluções religiosas (Reforma e Contrarreforma); Iluminismo e seus impactos no mundo ocidental); Idade Contemporânea (Revoluções burguesas (Industrial, Americana, Francesa); Imperialismo e colonialismo no século XIX; Guerras mundiais e seus desdobramentos; Guerra Fria (polarização ideológica e conflitos regionais); Globalização e os desafios do mundo contemporâneo); História do Brasil (Período Colonial (Organização política e econômica do Brasil colonial; Ciclos econômicos (açúcar, mineração e pecuária); Sociedade colonial (escravidão africana, resistência e movimentos nativistas); Período Imperial (Independência do Brasil e formação do Estado nacional; Primeiro Reinado e as disputas de poder; Segundo Reinado (café, urbanização e abolição da escravatura)); Período Republicano (República Velha (política oligárquica e movimentos sociais (Canudos, Contestado)); Era Vargas (mudanças econômicas, políticas e sociais); Ditadura Militar 1964-1985 (repressão, censura e movimentos de resistência); Redemocratização e desafios contemporâneos (Constituição de 1988 e crises políticas)); História Regional e Local (História de Minas Gerais (Ciclo do ouro e a Conjuração Mineira; Economia mineradora e desenvolvimento urbano; Contribuições culturais e históricas de Minas Gerais no Brasil); História local (Identificação e valorização do patrimônio histórico municipal; Relação entre memória coletiva e preservação cultural); Educação de Jovens e Adultos - EJA (Abordagem pedagógica (Valorização das experiências de vida dos alunos como ponto de partida para o ensino de história; Adaptação de conteúdos à realidade sociocultural dos estudantes da EJA; Inclusão e equidade (Práticas pedagógicas voltadas à diversidade e ao combate à exclusão social; Ensino de história como instrumento de promoção da cidadania)); Metodologias e Didática do Ensino de História (Abordagens didáticas (Ensino de história a partir de problemas, temas e períodos históricos; Uso e análise crítica de fontes históricas (textuais, visuais, cartográficas e materiais)); Metodologias ativas (Aprendizagem baseada em projetos, estudo de caso e resolução de problemas históricos); Tecnologias educacionais (Ferramentas digitais no ensino de história (plataformas online, jogos educativos e multimídia)); Inclusão e Diversidade no Ensino de História (História e culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas (Lei nº 10.639/2003 e Lei nº 11.645/2008; Valorização das contribuições culturais e históricas dos povos indígenas e afrodescendentes); Educação inclusiva (Planejamento e práticas pedagógicas para atender alunos com necessidades educacionais especiais)); Políticas Públicas e Legislação Educacional (Legislação aplicada (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN – Lei nº 9.394/1996; Plano Nacional de Educação – PNE – Lei nº 13.005/2014; Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Ensino Fundamental e EJA); Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Competências específicas de história para os anos finais do ensino fundamental; Aplicação das competências gerais na formação cidadã e crítica dos alunos)); Avaliação e Planejamento Pedagógico (Instrumentos avaliativos (Elaboração de questões objetivas e discursivas; Projetos interdisciplinares e uso de portfólios); Planejamento de ensino (Sequências didáticas alinhadas à BNCC e ao currículo municipal; Integração de conteúdos de história com outras áreas doconhecimento)); Temas Contemporâneos no Ensino de História (Direitos Humanos e Cidadania (Educação para a igualdade e combate a preconceitos); Sustentabilidade e questões ambientais (História das relações entre o ser humano e o meio ambiente); Globalização e tecnologia (Impactos históricos e sociais da globalização e da revolução digital)).

II – LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de textos narrativos, descritivos e dissertativos; Elementos gerais do texto: título, tema, ideia principal, ideias secundárias, vocabulário, parágrafos e versos; Elementos do texto narrativo: narrador, personagens, ação, tempo, espaço e foco narrativo; Elementos do texto descritivo: seres, objetos, fatos e fenômenos; Elementos do texto dissertativo: ponto-de-vista, argumentação e relações de sentido; Gêneros textuais e funções comunicativas: textos técnicos, científicos, didáticos, publicitários e literários; Estudo de palavras: ortografia e acentuação gráfica; Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, sentido literal e sentido figurado; Emprego dos sinais de pontuação; Aspectos, recursos e elementos de coesão e coerência textuais; Morfologia: identificação, classificação e emprego de substantivos, adjetivos, artigos, verbos, pronomes, numerais, conjunções, preposições, advérbios e interjeições; Ordem direta e ordem inversa de sentenças; Relações lógico-semânticas entre orações; Sintaxe: identificação, classificação e emprego dos termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; Identificação, classificação e emprego de orações coordenadas e subordinadas (adverbiais, substantivas e adjetivas); Orações intercaladas; Períodos simples, compostos e mistos; Concordância verbal e nominal; Regência verbal e nominal; Ocorrências de crase; Colocação pronominal; Aspectos estilísticos e semânticos relacionados à estruturação de sentenças.

III – RACIOCÍNIO LÓGICO

Processos que envolvem raciocínio concreto e abstrato aplicados em situações-problema da realidade; Resolução de problemas lógicos que envolvem letras, números e representações simbólicas; Análise de elementos em figuras planas e espaciais; Procedimentos que envolvem memória, percepção, atenção e concentração; Análise e interpretação de figuras,desenhos e sequências lógicas; Raciocínio lógico-quantitativo; Relações lógicas expressas por conectivos; Tautologias, contradições, implicações, equivalências, afirmações, negações e silogismo; Validade e relação de argumentos; Análise combinatória e probabilidade.