TODA A LOJA POR R$ 40.00!!

R$100,00

R$40,00

9x de R$5,10
Ver meios de pagamento
Descrição

APOSTILA PREFEITURA DE NOVA OLINDA CE 2025 PSICOPEDAGOGO

DESCRIÇÃO DO CONCURSO

No estado do Ceará, a Câmara Municipal de Nova Olinda e a Prefeitura Municipal de Nova Olinda anunciam uma retificação de um dos dois Concursos Públicos, com o objetivo de preencher 145 vagas para profissionais de níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico e superior.

DESCRIÇÃO DO MATERIAL

Você está pronto para conquistar sua vaga no concurso público dos seus sonhos? Nossa apostila digital é o material perfeito para a contribuição de seus estudos! Desenvolvida com rigor técnico e qualidade , ela foi criada para atender às suas necessidades com base no edital oficial do concurso .

CARACTERISTICA DO MATERIAL

✅ Formato digital (PDF): Estudo de onde você estiver, pelo celular, tablet ou computador.
✅ Teórico e vitalício: Acesse o conteúdo sempre que precisar, sem prazo de validade.
✅ Atualizada: Baseada no edital de lançamento do concurso, garantindo que você esteja alinhado com o que será cobrado.
✅ Equipe especialista: Material desenvolvido por profissionais experientes em concursos públicos.
✅ Brindes exclusivos: Aproveite recursos adicionais para melhorar ainda mais sua preparação.
✅ Entrega rápida: Após a confirmação de pagamento, você receberá o link para download em até 1 dia útil .

CONTEÚDO DA APOSTILA:

📌 Conhecimentos Básicos: Tudo o que você precisa para acertar nas questões gerais.
📌 Conhecimentos Específicos: Foco total nos conteúdos mais relevantes para o concurso desejado.

IMPORTANTE:

NÃO TRABALHAMOS COM MATERIAL FÍSICO. Toda a entrega é 100% digital para sua conveniência.Garanta agora mesmo a sua apostila e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

🚀Prepare-se com qualidade. Estude com confiança.

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL:

PORTUGUÊS (comum a todos os cargos de nível superior):

Interpretação e CompreensãodeTexto; Tipos e gêneros textuais: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo, instrucionais,propaganda, editorial, cartaz, anúncio, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, ofício, carta.Estrutura textual: progressão temática, parágrafo, frase, oração, período, enunciado, pontuação,coesão e coerência. Ortografia; Significados das palavras – Sinônimos, Antônimos, ParônimoseHomônimos; Denotação e Conotação; Pontuação; Acentuação Gráfica e emprego dosinal indicativode crase; Flexão do substantivo; Figuras de linguagem, Emprego dos Pronomes; Regêncianominal everbal; Concordância nominal e verbal; Variedade linguística, formalidade e informalidade, formasde tratamento, propriedade lexical, adequação comunicativa. Fonologia: conceitosbásicos,classificação dos fonemas, sílabas, encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos, divisãosilábica. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo. Emprego de temposemodos

CONHECIMENTOS GERAIS 

Aspectos geográficos, históricos, políticos e administrativos do Mundo, Brasil, Cearáedo Município de Nova Olinda - CE; Atualidades históricas científicas, sociais, políticas, econômicas,culturais, ambientais e administrativas do Mundo, Brasil, Ceará e do Município de NovaOlinda- CE.

  TÉCNICO DE INFORMÁTICA

Microinformática, Hardware, Software e Web. Conceitos básicos. Instalação de equipamentos;Conexões e interfaces; Backup; Operação de microcomputadores; Ambientes WindowseLinux;Execução de procedimentos operacionais de rotina utilizando software ou aplicativos instaladosnasáreas de atuação; Execução de trabalhos de digitação; Inserção de arquivos de imagens efigurasem documentos; Fundamentos básicos sobre imagens e figuras no que diz respeitoaosformatosdisponíveis; MS Office (Word, Excel e PowerPoint) e OpenOffice:conhecimentos, atalhos detecladoeemprego dos recursos; Open Office: conhecimentos, atalhos de teclado,internet: conceitos,modalidades e técnicas de acesso, browsers, navegação, pesquisa, atalhos de teclado, e-mail eutilização dos recursos.

PSICOPEDAGOGO

Teorias sobre desenvolvimento e o processo ensino aprendizagem: Os estágios de desenvolvimentocognitivo; Noções de objeto, espaço, causalidade e tempo - a construção do real; Aconstruçãodoraciocínio matemático e do social na criança; Pensamento e linguagem- alfabetização- letramento;A visão construtivista do erro. O processo de socialização: abordagem psicossocial, teoriadePiaget,de Vygotsky; A importância do jogo e da brincadeira na infância. Educação escolar: desafiosecompromissos: A relevância do conhecimento, as exigências de um novo perfil de cidadão- atuaistendências; Fundamentos e diretrizes do ensino fundamental e da educação infantil; Currículoecidadania - desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais; Escolainclusiva: acolhimento, socialização, aprendizagem. Gestão escolar e qualidadedeensino:Construção coletiva da proposta pedagógica da escola; O trabalho coletivo - aperfeiçoamentodaprática docente; O envolvimento dos professores na atuação dos colegiados e das instituiçõesescolares; Avaliação institucional e do desempenho escolar. Avaliação Educação Infantil; Cotidianoescolar - forma de aprender e socializar saberes, conviver, desenvolver valores de umavidacidadãeenfrentar questões de indisciplina e violência. Aprender e ensinar, construir e interagir: Construçãodo conhecimento; O ensino como intervenção nas zonas de desenvolvimento proximal; Avaliação.Avaliação qualitativa e a importância da avaliação diagnóstica para o desenvolvimentodotrabalhoescolar; Conhecimentos prévios; Prática reflexiva na construção de competências paraensinar;Concepções de aprendizagem e teorias de ensino: a) Reforço - recuperação - atendimentoàdiversidade de características, de necessidades e de ritmos dos alunos; b) Relação professor/aluno-construção de valores - atitudes cooperativas. Aprendizagem e ensino de Língua escritaeoral -leitura, produção de textos, ortografia; a fala que cabe à escola ensinar. AprendizagemeensinodaMatemática. Aprendizagem e ensino de História e Geografia. Aprendizageme ensinodasCiênciasNaturais. Temas transversais. Conhecimentos Pedagógicos e Legislação: Carga social daescolaecompromisso social do educador - Concepções de Educação e Escola - Ética no trabalhodocente-Tendências educacionais na sala de aula: correntes teóricas e alternativas metodológicas. Aconstrução do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. ProjetoPolíticoPedagógico. Diferenças e Preconceitos na escola. Currículo em ação. Avaliação. EducaçãoInclusiva.Gestão Participativa na escola. Alfabetização em processo. Reflexões sobre alfabetização. Apsicogênese da língua escrita. Constituição Federal de 1988 - ART 205 ao 219. Lei Federal 9394/96.Lei Federal 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente.